top of page
  • Foto do escritorALDEIA

CHECK UP E AVALIAÇÕES!

SAÚDE E DESEMPENHO PRECISAM CAMINHAR JUNTOS!


Quais são seus objetivos atuais com seus exercícios físicos? Para alcançar qualquer objetivo físico é preciso passar por check-ups, testes e avaliações visando que sua saúde possa ser a melhor possível, tal qual seu desempenho físico!

Somente cuidando da sua saúde e com uma avaliação mais cuidadosa é que o seu desempenho físico poderá melhorar com segurança.

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO

Quando foi a última vez que você visitou seu cardiologista? Como está sua alimentação? Você tem feito seus exames anuais?

Se as respostas foram “não” ou “não sei”, você precisa urgentemente se conscientizar sobre a importância do acompanhamento médico para alcançar sua melhor performance.

Deixar as consultas médicas de lado é um grande risco, principalmente para quem faz atividades físicas regulares e de maior intensidade, sem o acompanhamento de um cardiologista, médico do esporte ou nutrólogo.

O cardiologista é o médico apto a solicitar exames e testes específicos e interpretá-los da melhor forma possível para sinalizar qual nível de atividade física seu coração está preparado para suportar naquele momento.

EXAMES E DESEMPENHO EM DIA

Sabe quando você está sempre cansado e nada parece fazer com que seus músculos relaxem e se recuperem após o treino? Isso pode estar ocorrendo por alguma alteração física ou até mesmo o excesso de exercícios.

Nessa hora, é preciso ter o apoio médico adequado para que você saiba exatamente o que está ocorrendo e possa manter a sua saúde em dia, que também irá contribuir para que sua performance física não seja afetada.

Os exames corretos serão capazes de indicar se existe alguma alteração ou se é preciso suplementar alguma substância que possa melhorar o seu desempenho físico, visando que o seu desempenho volte a ser o melhor possível sem comprometer sua qualidade de vida.

SUPLEMENTAÇÃO SEM ACOMPANHAMENTO?

Suplementar sem acompanhamento é um erro gigantesco! Qualquer tipo de suplemento alimentar só deve ser consumido sob a orientação do seu médico ou nutricionista.

A maioria das pessoas ao se sentir sem energia, passa a investir por conta própria em suplementos que possuem ação energética, sejam as próprias bebidas energéticas, doses extras de cafeína ou até mesmo suplementos ditos termogênicos.

Grande erro! Esse erro pode lhe custar gastos desnecessários caso você não tenha indicação ou te levar a consumir algo que não tem comprovação real do benefício que lhe é prometido mas, em algumas situações, pode custar sua saúde e te levar a uma situação de risco de vida. Principalmente se você desconhece como está o seu estado atual de saúde cardiovascular.

Os suplementos ditos termogênicos (que prometem acelerar o metabolismo) consumidos inadvertidamentes, de origem duvidosa e sem orientação de doses e de que forma tomar, podem trazer consequências cardiovasculares diversas, além de possíveis intoxicações renais ou hepáticas, ao ser combinado com outros problemas já existentes e que você desconhece.

Há diversos estudos de análises dos compostos desses suplementos que demonstram concentrações acima das que estão referidas no rótulo, além da identificação de outras substâncias ilícitas e potencialmente danosas ao corpo. Devemos ter cuidado mesmo em produtos que afirmam ter composição natural ou orgânica, porque a diferença do remédio e da toxina pode estar na dose tomada.

Assim, não se deve ingerir qualquer suplemento sem ter antes pleno conhecimento de como funciona e se interage com outros remédios ou possíveis patologias preexistentes.

TESTE DE DESEMPENHO

E por fim, é chegada a hora de discutirmos a importância dos testes de desempenho físico! Para que o seu treinamento seja adequado e não te leve à fadiga extrema sem necessidade, você precisa passar por alguns testes de desempenho físico com o seu treinador.

Assim, o profissional de educação física saberá dizer qual é o tipo de treino mais indicado para o seu condicionamento atual e com a liberação do seu cardiologista, o educador físico saberá dosar exatamente o que poderá ser dado como estímulo para que o seu condicionamento evolua aos poucos.

É essa a maneira mais segura para melhorar o seu condicionamento físico sem arriscar a sua saúde.

Isso é válido não só para os atletas, mas para os esportistas amadores também! Qualquer pessoa que pratique atividade física e tenha um objetivo a atingir precisa passar pelo acompanhamento dos profissionais da área.

Assim, com o auxílio de um bom educador físico, um cardiologista ou outros médicos envolvidos na avaliação esportiva que possam contribuir para a melhora do desempenho, a performance será totalmente segura e todo treino poderá render da melhor forma possível.

Você já conhece o teste ergoespirométrico? A partir de Abril na unidade Ondina da Aldeia você poderá fazer sua Ergoespirometria e monitorar sua saúde e sua evolução esportiva. Saiba mais na nossa Central de Atendimento e mantenha seus exames e avaliações em dia!

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


*todas as informações contidas nesse blog são de propriedade da ALDEIA CLUBE DE SAÚDE©, que detém todos os direitos reservados de autoria. Toda e ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usada de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor sob pena de ação jurídica conforme LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

bottom of page