top of page
  • Foto do escritorALDEIA

matemática emagrece!

Atualizado: 14 de jan.

Como usar formula de gasto calórico diário pra ajudar na dieta e melhorar composição corporal!


A composição corporal é um dos aspectos mais importantes da saúde e bem-estar, pois ela determina a proporção de massa magra (músculos, ossos, órgãos) e massa gorda (gordura corporal) no corpo. Melhorar a composição corporal é essencial para alcançar e manter uma boa saúde, bem-estar físico e mental, e uma aparência atraente. A composição corporal pode ser melhorada através de uma combinação de exercícios físicos, alimentação saudável e estilo de vida saudável. Neste artigo, vamos mostrar que a "Matemática" pode ser uma excelente ferramenta para melhorar sua composição corporal.


O balanço calórico é a diferença entre as calorias que você consome e as calorias que você queima. Ele é importante para determinar se você está em um estado de equilíbrio energético, em um estado de déficit calórico ou em um estado de excesso calórico.


Para perder peso, é necessário criar um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que você queima. Para ganhar peso, é necessário criar um excesso calórico, ou seja, consumir mais calorias do que você queima. Para manter o peso, é necessário estar em equilíbrio energético, ou seja, consumir a mesma quantidade de calorias que você queima.


Existem várias maneiras de controlar o balanço calórico, incluindo:

  • Controlar a ingestão de calorias: Isso pode ser feito registrando o que você come e quanto come, usando uma calculadora de calorias ou acompanhando as calorias em aplicativos ou rótulos de alimentos.

  • Aumentar a atividade física: Isso pode ser feito por meio de exercícios cardiovasculares, levantamento de peso ou atividades diárias, como subir escadas ou caminhar mais.

  • Combinar ambos: Controlar a ingestão de calorias e aumentar a atividade física pode ser a combinação mais eficaz para alcançar e manter um balanço calórico saudável.

Lembre-se que essas recomendações são gerais e cada pessoa tem sua necessidade calórica e sua capacidade de queima de calorias diferente. É importante consultar um nutricionista ou profissional de saúde para auxiliar na elaboração de um plano alimentar adequado e adequado as suas necessidades.


Tá, mas como a matemática pode me ajudar?


A fórmula de gasto calórico diário (TDEE, na sigla em inglês) é uma ferramenta que pode ser usada para ajudar a planejar uma dieta e melhorar a composição corporal. Ela é baseada em vários fatores, incluindo o seu peso, altura, idade, nível de atividade física e sexo. Ele fornece uma estimativa de quantas calorias você precisa consumir diariamente para manter seu peso atual, e pode ser ajustado de acordo com seus objetivos de perda de peso ou ganho de massa muscular.


Existem várias fórmulas diferentes para calcular o TDEE, cada uma com suas próprias variáveis e coeficientes. Algumas das fórmulas mais comuns incluem:

  • Harris-Benedict (revisada): Essa fórmula é baseada no seu sexo, peso, altura e idade. Ela é considerada uma das fórmulas mais precisas, mas também é uma das mais complexas.

  • Mifflin-St Jeor: Essa fórmula é baseada no seu sexo, peso, altura e idade. É considerada uma das fórmulas mais precisas e fáceis de usar.

  • Katch-McArdle: Essa fórmula é baseada no seu peso, porcentagem de gordura corporal e nível de atividade física. É considerada uma das fórmulas mais precisas para indivíduos muito ativos ou com baixo percentual de gordura corporal..

Uma vez que você tem seu TDEE, você pode ajustá-lo de acordo com seus objetivos. Para perda de peso, você deve consumir menos calorias do que o seu TDEE, enquanto para ganhar massa muscular, você deve consumir mais calorias. Lembre-se que essas fórmulas são apenas uma estimativa e é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer dieta ou programa de exercícios.


Que tal calcular suas calorias diárias?


Use a calculadora para saber seu gasto diário estimado...


Harris-Benedict (revisada + fator atividade)














AGORA QUE JÁ SABE QUANTO DE CALORIA VOCÊ PRECISA, VAMOS COLOCAR NA CONTA DO SEU CONSUMO DIÁRIO UMA AULA NA ALDEIA?































75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

*todas as informações contidas nesse blog são de propriedade da ALDEIA CLUBE DE SAÚDE©, que detém todos os direitos reservados de autoria. Toda e ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usada de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor sob pena de ação jurídica conforme LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

bottom of page