top of page
  • Foto do escritorALDEIA

O MITO DA LESÃO!

Atualizado: 14 de jan.

HOJE VAMOS FALAR DO TEMA TÃO POLÊMICO. CROSSTRAINING LESIONA?


Sempre que vamos começar uma atividade física nova, muitas vezes pensamos, será que vou me lesionar? O que faço para que isso não ocorra, ou qual modalidade que não terei riscos de me lesionar?

A lesão e a alta performance física, é como andar em cima de bloco de gelo bem fino, a qualquer momento pode se romper, ou seja, é uma constante relação de viver perigosamente. E para o indivíduo que se exercita só pelo bem-estar e saúde? Será que este indivíduo também tem riscos de se lesionar?

Bem, toda atividade física ou modalidade esportiva é passível de lesão, mas para isso existe algo que chamamos de incidência a lesão. Que basicamente é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população praticante de uma modalidade física.

Neste sentido, existe um estigma muito grande de que o treinamento multimodal e /ou programa de condicionamento extremo ou Crosstraining, lesiona.

E essa crença foi muito difundida por vários meios de comunicação, inclusive redes sociais e pessoas leigas que não conhecem de fato a modalidade. E o que seria a lesão? A lesão nada mais é uma alteração causada no tecido por um trauma físico, que acarreta em perda de função!


Apesar de ser um modelo de treino relativamente novo, existem estudos atualmente comprovando que a incidência de lesões no crosstraining (4/1000h) é menor do que em outras modalidades (considerando 1000h/treino). Tibana, Ramires e colaboradores (2017) verificou que quando comparado a outras modalidades esportivas como Futebol (8/1000h) Corrida (5/1000h) ou Tênis (7/1000h), a incidência de lesão chega a ser até 50% menor.


Quando praticado com a orientação de profissionais capacitados, são vários os benefícios que podemos alcançar como: perda de gordura, ganho de massa magra, e melhora do condicionamento cardiorespiratório. De acordo com MURAWSKACIALOWICZ e colaboradores (2015) foi possível perceber num ciclo de 2 sessões semanais durante 3 meses obtiveram uma melhora do consumo de oxigênio (VO2), diminuição de percentual de gordura e aumento de massa livre de gordura.


Dentro das nossas unidades temos profissionais qualificados e experientes para poder atender dos mais novos alunos com aula de iniciantes (avaliação física com fisioterapeuta e Profissional de Educação Física) aos que buscam também performance (avaliação ergoespirometria, avaliação nutricional e recovery).


Continue fazendo seu esporte de maneira segura, procure profissionais experientes e capacitados e viva uma vida de movimento e com saúde.

A Aldeia foi uma das pioneiras na pratica da modalidade Crosstrainning no Brasil, iniciando suas atividades em 2013. Se passaram 10 anos e continuamos sendo uma referência na iniciação segura e acompanhamento criterioso nos padrões de movimentos, respeitando sempre as diferenças de cada aluno.

Em 2023 traremos ainda mais novidades no segmento da Medicina Esportiva, Avaliações, Fisioterapia e tudo necessário para prática do esporte de maneira, eficaz e com longevidade!

Esporte é Medicina...Seja Fit, Seja Leve, Seja Aldeia


sds. Flávio Sá - Head Coach Aldeia FSA

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


*todas as informações contidas nesse blog são de propriedade da ALDEIA CLUBE DE SAÚDE©, que detém todos os direitos reservados de autoria. Toda e ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usada de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor sob pena de ação jurídica conforme LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

bottom of page