HOJE VAMOS FALAR DO TEMA TÃO POLÊMICO. CROSSTRAINING LESIONA?
Sempre que vamos começar uma atividade física nova, muitas vezes pensamos, será que vou me lesionar? O que faço para que isso não ocorra, ou qual modalidade que não terei riscos de me lesionar?
A lesão e a alta performance física, é como andar em cima de bloco de gelo bem fino, a qualquer momento pode se romper, ou seja, é uma constante relação de viver perigosamente. E para o indivíduo que se exercita só pelo bem-estar e saúde? Será que este indivíduo também tem riscos de se lesionar?
Bem, toda atividade física ou modalidade esportiva é passível de lesão, mas para isso existe algo que chamamos de incidência a lesão. Que basicamente é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população praticante de uma modalidade física.
Neste sentido, existe um estigma muito grande de que o treinamento multimodal e /ou programa de condicionamento extremo ou Crosstraining, lesiona.
E essa crença foi muito difundida por vários meios de comunicação, inclusive redes sociais e pessoas leigas que não conhecem de fato a modalidade. E o que seria a lesão? A lesão nada mais é uma alteração causada no tecido por um trauma físico, que acarreta em perda de função!
Apesar de ser um modelo de treino relativamente novo, existem estudos atualmente comprovando que a incidência de lesões no crosstraining (4/1000h) é menor do que em outras modalidades (considerando 1000h/treino). Tibana, Ramires e colaboradores (2017) verificou que quando comparado a outras modalidades esportivas como Futebol (8/1000h) Corrida (5/1000h) ou Tênis (7/1000h), a incidência de lesão chega a ser até 50% menor.
Quando praticado com a orientação de profissionais capacitados, são vários os benefícios que podemos alcançar como: perda de gordura, ganho de massa magra, e melhora do condicionamento cardiorespiratório. De acordo com MURAWSKACIALOWICZ e colaboradores (2015) foi possível perceber num ciclo de 2 sessões semanais durante 3 meses obtiveram uma melhora do consumo de oxigênio (VO2), diminuição de percentual de gordura e aumento de massa livre de gordura.
Dentro das nossas unidades temos profissionais qualificados e experientes para poder atender dos mais novos alunos com aula de iniciantes (avaliação física com fisioterapeuta e Profissional de Educação Física) aos que buscam também performance (avaliação ergoespirometria, avaliação nutricional e recovery).
Continue fazendo seu esporte de maneira segura, procure profissionais experientes e capacitados e viva uma vida de movimento e com saúde.
A Aldeia foi uma das pioneiras na pratica da modalidade Crosstrainning no Brasil, iniciando suas atividades em 2013. Se passaram 10 anos e continuamos sendo uma referência na iniciação segura e acompanhamento criterioso nos padrões de movimentos, respeitando sempre as diferenças de cada aluno.
Em 2023 traremos ainda mais novidades no segmento da Medicina Esportiva, Avaliações, Fisioterapia e tudo necessário para prática do esporte de maneira, eficaz e com longevidade!
Esporte é Medicina...Seja Fit, Seja Leve, Seja Aldeia
sds. Flávio Sá - Head Coach Aldeia FSA
Comments