ALDEIA

6 de set de 20233 min

Corrida. Simples, democrática e eficaz!

Saia do sofá e vá correr! Exercite-se, mas com cuidado.

Aldeia RUN tá chegando aproveita essas dicas.

Ainda bem que todo mundo está se mexendo, seja indo a estúdios, a academias, para as áreas de corridas na orla, ou até, indo às áreas comuns dos prédios para a prática de algum esporte ou atividade. É a “moda do movimento”que chegou e espero que seja para ficar.

Na era pré-histórica, o homem dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver. Era obrigado a realizar longas caminhadas em busca de novas moradias, e ainda lutava, corria e saltava, ou seja, era um ser extremamente ativo fisicamente. Mais tarde, na Grécia antiga, a atividade física chegou a ser estimulada com fins bélicos, para treinamento de gladiadores. Desde essa época, conforme evidenciado por escritas gregas e chinesas, terapeutas têm ressaltado a importância da atividade física para tratamento de doenças e melhoria da saúde. Essa tendência tem voltado à tona, e cada vez mais as pesquisas comprovam que a atividade física é um das intervenções mais efetivas na prevenção de doenças cardiovasculares e até as psicossomáticas.

É notório que, hoje, a consciência e a atenção com a saúde têm aumentado. Exercício físico passou a ser prescrito em receita pelo médico, o Pilates tem sido indicado com frequência semelhante à aspirina e isso tem elevado exponencialmente o número de indivíduos fisicamente ativos.

O incentivo ao esporte é algo tão atual que nas ruas das principais capitais brasileiras, já se pode alugar bicicletas e sair pedalando, basta um click no celular. Numa próxima oportunidade, trataremos desse assunto, pois agora o esporte da vez é a corrida.

A corrida é um dos esportes mais fáceis, já que qualquer pessoa facilmente pode ter acesso e, por isso, mais viciante que outros esportes. Basta um tênis e uma boa dose de força de vontade. Correr é muito simples, mas mesmo sendo fácil, existem técnicas adequadas para transformar um sedentário em um bom corredor. Isso talvez seja uma das causas da paixão dos corredores de plantão. A corrida não exige muitos equipamentos ou espaços específicos. Não precisa da disponibilidade de muitas pessoas no mesmo horário, como ocorre em esportes coletivos. No período que tiver disponível, o corredor veste uma roupa leve, calça seu tênis e vai correr.

Ao longo dos últimos anos, a corrida tem se tornado um dos esportes mais populares do mundo, pela facilidade de sua prática e disponibilidade de espaços como parques, ruas, praias, esteiras ergométricas e, até mesmo, em trilhas. Mas, apesar da corrida ser uma atividade simples para a maioria das pessoas, deve-se lembrar que existem alguns aspectos técnicos e dicas úteis para a corrida ser uma atividade cada vez mais saudável e segura.

Não saia correndo sem antes:

•​Fazer um check-up completo da sua condição física geral. É muito importante que o sistema cardiorrespiratório seja examinado por um médico especialista antes de iniciar qualquer atividade física.

•​Consultar um profissional da educação física, capacitado a orientar o corredor quanto à frequência, carga e aumento progressivo do treinamento, o que pode ser muito útil na otimização dos treinos, além de prevenir os exageros que podem causar lesões.

•​Avaliar o calçado a ser utilizado. Apesar de a corrida ser uma atividade que não exige muitos equipamentos, o tênis merece atenção especial. A postura e a biomecânica precisam ser avaliadas por um fisioterapeuta especialista. Este profissional irá verificar possíveis alterações dapisada, desequilíbrios musculares e indicar o tênis ideal.

•​Fazer uma alimentação equilibrada e adequada ao esforço físico. Como em qualquer atividade, o corpo deve estar em boas condições nutricionais para evitar problemasà saúde. A visita a um nutricionista da área esportiva é de grande valia para uma orientação correta, evitando que dietas inadequadas possam prejudicar a saúde do novo corredor.

Pois bem, estaremos sempre juntos aqui, discutindo e trazendo as novidades sobre as mais variadas atividades físicas, dicas de como podemos evitar as lesões no esporte e formas de adquirir cada vez mais saúde e prazer com segurança. Fiquem à vontade para enviar perguntas, dúvidas e sugestões de temas.

Arivan Gomes. Crefito 7 – 91046-F

Fisioterapeuta do Esporte

Coordenador de Performance e Saúde do Esporte Clube Bahia

Professor da UNEB

Sócio Fundador da Aldeia Medicina e Esporte e da Core Fisioterapia

    710
    0