top of page
  • Foto do escritorALDEIA

como chegar aos 3 digitos no snatch.( parte 2)

Atualizado: 28 de dez. de 2022

No artigo anterior falei sobre como chegar nos três dígitos no Arranco ou Snatch. Neste artigo falarei sobre o planejamento do treino para chegar nos três dígitos.


Para chegar a qualquer objetivo precisamos planejar. No treinamento esportivo planejamento significa "periodização", que vem de "período". Na década de 60, um modelo muito conhecido de planejamento esportivo, foi definido pelo russo Matveev, esse modelo consistia em dividir os períodos de treino em: dia (sessão de treino), semana (microciclo), mês (mesociclo), semestre ou ano (macrociclo). Este conceito vem sendo utilizado até os dias de hoje.



Há diferentes modelos de periodização, no entanto, nenhum treino irá funcionar se não levarmos em consideração aspectos externos como alimentação saudável, sono adequado e controle do estresse diário.


Quando começamos a levantar peso, não estamos somente desenvolvendo força, mas também outras capacidades físicas e habilidades motoras (potência, velocidade, coordenação motora, flexibilidade, agilidade, precisão e equilíbrio), que podem ser exigidas ao mesmo tempo, mas que se desenvolvem em tempos diferentes. Um dos princípios do treinamento é a variabilidade de estímulos para promover o desenvolvimento atlético.


Há períodos onde se trabalha mais determinadas habilidades ou capacidades, mas não é possível trabalhar todas as capacidades físicas e habilidades motoras o tempo todo no mesmo grau. A técnica de arranco ou snatch por exemplo, é considerada de alta complexidade e elevada exigência, requer do praticante uma adequada coordenação de todos os segmentos corporais em conjunto com a aplicação de força de potência e flexibilidade. Há períodos onde será exigido mais técnica que força ou se priorizará determinado exercício ou capacidade física em relação às outras.


O desenvolvimento do praticante em relação às cargas, requer do treinador atenção detalhada às habilidades técnicas e uma minuciosa análise de precaução e segurança. Não é possível subir as cargas se o praticante não seguir o planejamento do treino e manter disciplina. A carga de treino não é estática e, se o praticante parar por determinado período, suas cargas regredirão e seu personal record não representará mais o valor anterior, devendo então ser regredida no dado momento. Não é aconselhável treinar baseado nas marcas anteriores se não estiver treinando com frequência. Se isso ocorrer, é aconselhável "dar um passo atrás" no trabalho, diminuindo a intensidade (IMR%) do programa de treino.