top of page
  • Foto do escritorALDEIA

Consumo de proteínas para uma vida saudável


A proteína é um dos três macronutrientes (demandamos em grandes quantidades) extremamente importante para a função vital do nosso corpo.

Participa da construção e reconstrução da maior parte dos nossos tecidos.

Quase tudo que você imagina no nosso corpo, é composto de proteína, e partindo daí você já pode compreender a importância desse nutriente para a vida humana.

Dentre as funções que as proteínas exercem no nosso corpo, a estrutural é a mais conhecida, mas até mesmo as enzimas (que participam do processo de digestão) são formadas por proteínas. Os Hormônios como a insulina e o glucagon, também são formados por proteínas. O Transporte de substâncias no sangue são feitos pela hemoglobina, que também é composta de proteínas. E quem nunca ouviu falar dos anticorpos? Pois é, até mesmo nosso sistema de defesa é formado por elas.


Todos os seres humanos dependem do consumo de proteínas. Seja para hipertrofia, manutenção de peso ou emagrecimento, você deve obter através de uma alimentação equilibrada, boas doses dela.


As Proteínas são macromoléculas (moléculas grandes) orgânicas, formadas por carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N) e pode conter outros elementos.


Então por serem grandes estruturas, precisam ser “quebradas” durante o processo de digestão, para que nosso corpo possa utilizar, então as proteínas são degradadas em monômetros conhecidos como aminoácidos.

Então cada estrutura proteica, é formada por ligações peptidicas (aminoácidos ligados entre si).


Conhecemos 20 aminoácidos, são eles: Alanina, Arginina, Aspartato, Asparagina, Cisteína, Fenilalanina, Glicina, Glutamato, Glutamina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metinonina, Prolina, Serina, Tirosina, Treonina, Triptofano e Valina.

Produzimos boa parte desses aminoácidos para suprir nossas necessidades celulares e a outra parte deve ser adquirida através da nossa dieta, por isso chamamos de ESSENCIAIS!


Dentre os aminoácidos essenciais, encontramos a lisina, isoleucina, leucina triptofano, valina, fenilalanina, treonina, metionina e a histidina.


Quais são as fontes de aminoácidos essenciais?

Proteínas de origem animal, como carnes, ovos, derivados de leite e proteínas de origem vegetal, em leguminosas como feijões, grão de bico e alguns cereais como arroz e quinoa.


Combinar as duas fontes é a melhor maneira de obter mais aminoácidos.

Através da suplementação, também é possível e esse assunto, fica para um próximo artigo!


Até a próxima!


Fernanda Macuco

CRN3-43709

Instagram: @fernandahmacuco

Facebook: @fernandamacuconutricionista

Contato para agendamento: 011-995695-4697 WhatsApp

Atendimentos em São Paulo, Salvador e On-line

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

*todas as informações contidas nesse blog são de propriedade da ALDEIA CLUBE DE SAÚDE©, que detém todos os direitos reservados de autoria. Toda e ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usada de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor sob pena de ação jurídica conforme LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

bottom of page