top of page
  • Foto do escritorALDEIA

Corrida. Simples, democrática e eficaz!

Saia do sofá e vá correr! Exercite-se, mas com cuidado.

Aldeia RUN tá chegando aproveita essas dicas.


Ainda bem que todo mundo está se mexendo, seja indo a estúdios, a academias, para as áreas de corridas na orla, ou até, indo às áreas comuns dos prédios para a prática de algum esporte ou atividade. É a “moda do movimento”que chegou e espero que seja para ficar.


Na era pré-histórica, o homem dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver. Era obrigado a realizar longas caminhadas em busca de novas moradias, e ainda lutava, corria e saltava, ou seja, era um ser extremamente ativo fisicamente. Mais tarde, na Grécia antiga, a atividade física chegou a ser estimulada com fins bélicos, para treinamento de gladiadores. Desde essa época, conforme evidenciado por escritas gregas e chinesas, terapeutas têm ressaltado a importância da atividade física para tratamento de doenças e melhoria da saúde. Essa tendência tem voltado à tona, e cada vez mais as pesquisas comprovam que a atividade física é um das intervenções mais efetivas na prevenção de doenças cardiovasculares e até as psicossomáticas.


É notório que, hoje, a consciência e a atenção com a saúde têm aumentado. Exercício físico passou a ser prescrito em receita pelo médico, o Pilates tem sido indicado com frequência semelhante à aspirina e isso tem elevado exponencialmente o número de indivíduos fisicamente ativos.

O incentivo ao esporte é algo tão atual que nas ruas das principais capitais brasileiras, já se pode alugar bicicletas e sair pedalando, basta um click no celular. Numa próxima oportunidade, trataremos desse assunto, pois agora o esporte da vez é a corrida.


A corrida é um dos esportes mais fáceis, já que qualquer pessoa facilmente pode ter acesso e, por isso, mais viciante que outros esportes. Basta um tênis e uma boa dose de força de vontade. Correr é muito simples, mas mesmo sendo fácil, existem técnicas adequadas para transformar um sedentário em um bom corredor. Isso talvez seja uma das causas da paixão dos corredores de plantão. A corrida não exige muitos equipamentos ou espaços específicos. Não precisa da disponibilidade de muitas pessoas no mesmo horário, como ocorre em esportes coletivos. No período que tiver disponível, o corredor veste uma roupa leve, calça seu tênis e vai correr.

Ao longo dos últimos anos, a corrida tem se tornado um dos esportes mais populares do mundo, pela facilidade de sua prática e disponibilidade de espaços como parques, ruas, praias, esteiras ergométricas e, até mesmo, em trilhas. Mas, apesar da corrida ser uma atividade simples para a maioria das pessoas, deve-se lembrar que existem alguns aspectos técnicos e dicas úteis para a corrida ser uma atividade cada vez mais saudável e segura.


Não saia correndo sem antes:

•​Fazer um check-up completo da sua condição física geral. É muito importante que o sistema cardiorrespiratório seja examinado por um médico especialista antes de iniciar qualquer atividade física.

•​Consultar um profissional da educação física, capacitado a orientar o corredor quanto à frequência, carga e aumento progressivo do treinamento, o que pode ser muito útil na otimização dos treinos, além de prevenir os exageros que podem causar lesões.

•​Avaliar o calçado a ser utilizado. Apesar de a corrida ser uma atividade que não exige muitos equipamentos, o tênis merece atenção especial. A postura e a biomecânica precisam ser avaliadas por um fisioterapeuta especialista. Este profissional irá verificar possíveis alterações dapisada, desequilíbrios musculares e indicar o tênis ideal.

•​Fazer uma alimentação equilibrada e adequada ao esforço físico. Como em qualquer atividade, o corpo deve estar em boas condições nutricionais para evitar problemasà saúde. A visita a um nutricionista da área esportiva é de grande valia para uma orientação correta, evitando que dietas inadequadas possam prejudicar a saúde do novo corredor.


Pois bem, estaremos sempre juntos aqui, discutindo e trazendo as novidades sobre as mais variadas atividades físicas, dicas de como podemos evitar as lesões no esporte e formas de adquirir cada vez mais saúde e prazer com segurança. Fiquem à vontade para enviar perguntas, dúvidas e sugestões de temas.



Arivan Gomes. Crefito 7 – 91046-F

Fisioterapeuta do Esporte

Coordenador de Performance e Saúde do Esporte Clube Bahia

Professor da UNEB

Sócio Fundador da Aldeia Medicina e Esporte e da Core Fisioterapia

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


*todas as informações contidas nesse blog são de propriedade da ALDEIA CLUBE DE SAÚDE©, que detém todos os direitos reservados de autoria. Toda e ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usada de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor sob pena de ação jurídica conforme LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

bottom of page