top of page
  • Foto do escritorALDEIA

Mobilidade x Estabilidade

Ainda hoje, ouvimos por aí que é necessário alongar antes das atividades físicas para prevenir lesões. Por outro lado, revisões sistemáticas mostram que alongamento não previne lesão (Thacker, 2004) e que o alongamento prévio pode diminuir a força muscular (Rubley, 2008) durante a atividade física. Dessa forma, alongar antes dos treinos de Crossfit pode até ser contraproducente.


A verdade é que, perante a grande maioria dos esportes, o que o atleta mais precisa é de MOBILIDADE. Mas, o que é mobilidade articular? As articulações do nosso corpo precisam obter amplitudes suficientes para a execução plena dos movimentos. Então, o foco deve ser muito maior nos tecidos articulares do que na "flexibilidade muscular".

Cada articulação tem a sua função motriz, que se intercala sincronicamente, respeitando a lei biomecânica. A prioridade se estabelece da seguinte forma:


Tornozelo: mobilidade;

Joelho: estabilidade;

Quadril: mobilidade;

Coluna lombar: estabilidade;

Coluna torácica: mobilidade;

Escápulo-torácica: estabilidade;

Gleno-umeral (ombro): mobilidade


Como nos box de CrossFit os indivíduos são estimulados a realizar o máximo de movimentos e atividades de grandes amplitudes e carga, existe a maior necessidade de atenção ao GANHO tanto de mobilidade quanto de estabilidade articular. Por exemplo, em um agachamento livre, é essencial apresentar mobilidade plena dos tornozelos, estabilidade suficiente nos joelhos e mobilidade de quadril para agachar com segurança, além de força e controle da região lombar, mobilidade na região torácica e estabilidade na região das escápulas, para manter uma barra pesada na frente do corpo.

Portanto, durante as aulas de CrossFit ou Remo Funcional na Aldeia escute sempre o seu coach e não se empolgue em querer aumentar a carga antes de adquirir o padrão de movimento ideal.




Arivan Gomes.

Especialista em Fisioterapia Esportiva

Mestrando em Reabilitação UFBA

Sócio Aldeia Health Club e Core Reabilitação


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


*todas as informações contidas nesse blog são de propriedade da ALDEIA CLUBE DE SAÚDE©, que detém todos os direitos reservados de autoria. Toda e ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usada de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor sob pena de ação jurídica conforme LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

bottom of page