top of page
  • Foto do escritorALDEIA

NUTRIÇÃO NO CROSSFIT

Atualizado: 14 de jan.

A nutrição tem um papel fundamental na prática do CrossTraining. Dependendo do objetivo de cada praticante, o nutricionista pode traçar um planejamento para melhorar desempenho, promover hipertrofia muscular, manutenção de peso ou emagrecimento, aumentar performance, otimizar a recuperação muscular e até combater o excesso do estresse oxidativo, produzido durante o exercício extenuante.


É importante ressaltar que não existe uma dieta padrão para todos, de forma individualizada e com base no objetivo, frequência de treino e composição corporal de cada indivíduo, há uma indicação nutricional.


Mas existem algumas recomendações que qualquer praticante pode aderir e que vão auxiliar no bem-estar durante a prática.


1- Ingerir uma boa quantidade de fontes protéicas: a recomendação deste nutriente deve ser de no mínimo 1,2g/kg/dia, segundo American College of Sports Medicine. Gosto de trabalhar acima de 1,6g/kg/dia, ou seja, para um indivíduo de 60kg por exemplo, indicaria a ingestão de 96g de proteína ao dia.


2- Se atentar quanto as quantidades de carboidratos da alimentação. Trabalhar entre 3 a 8g/kg/dia, porém se atentar ao objetivo de cada pessoa, pois dependendo do nível do atleta, pode-se trabalhar com níveis menores e ainda ver benefícios na saúde e desempenho esportivo.


3- Respeitar os sinais do corpo.

Alguns atletas relatam não sentir fome antes do exercício, outros têm a necessidade de ingerir um pré treino para performar melhor. Por isso é importante perceber nível de esforço físico, notar se em algum momento do treino falta energia para executar as tarefas, etc.


4-Suplementação: Atletas que não conseguem ingerir as quantidades de Macronutrientes necessárias ao dia, devem recorrer aos suplementos alimentares. Assim como a de Micronutrientes (vitaminas e minerais) e outros suplementos que auxiliam no fornecimento de energia, recuperação muscular e performance.


5-Manter os níveis de hidratação em dia!

Para quem não faz idéia de qual recomendação seguir, faça a seguinte conta: 35ml X peso(kg). Por exemplo, um indivíduo de 60kg: 35X60=2100ml. Essa quantidade seria a mínima diária e não inclui sucos e chás. Hidratação deve acontecer com a ingestão de água, mesmo que contenha gás.


Nos próximos artigos, abordaremos com mais especificidade cada tema para uma orientação ainda mais detalhada e para que os seus resultados sejam alcançados, sejam eles emagrecimento, perda de gordura, ganho de massa magra ou ganho de peso corporal. Importante ressaltar sempre a importância da realização de avaliações e exames a fim de uma precisão maior nos resultados almejados e assertividade no tratamento indicado.

Procure sempre a orientação de um profissional e marque sua consulta. Na Aldeia temos Nutricionistas com experiência no CrosTraining para te atender com excelência.


Até breve! Seja Fit, Seja Leve, Seja Aldeia!


Fernanda Macuco

CRN3-43709

Instagram: @fernandahmacuco

Facebook: @fernandamacuconutricionista

Contato para agendamento: 011-995695-4697 WhatsApp

Atendimentos em São Paulo, Salvador e On-line

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

*todas as informações contidas nesse blog são de propriedade da ALDEIA CLUBE DE SAÚDE©, que detém todos os direitos reservados de autoria. Toda e ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usada de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor sob pena de ação jurídica conforme LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

bottom of page